Gamers4Nature

Multiplier Event do projeto “Gamers4Nature+”

“Tudo o que sabemos e não partilhamos com os outros morre connosco”, foi sob este lema que decorreu nos dias 6, 7 e 8 de junho, na Escola Secundária Emidio Garcia, o Multiplier Event do projeto Erasmus+ ”Gamers4Nature”. As atividades realizadas tiveram como objetivo principal partilhar com a comunidade escolar e com alunos de outras instituições as dinâmicas deste projeto. As instituições convidadas a aderir foram o Colégio do Coração de Jesus que participou com uma turma do 4º ano e o IEFP que enviou um grupo de 14 formandos do curso de Mecatrónica. Os intervenientes participaram numa saída de campo ao rio Fervença a fim de se familiarizar com o ecossistema e obter dados para criar a narrativa de jogo. Na sala de aula foi criada a narrativa de jogo, foram ensinados os princípios básicos do Scratch e criados jogos simples. Durante o evento alguns alunos da escola experimentaram os jogos anteriormente criados pelos alunos envolvidos no projeto G4N+. Todos os participantes se envolveram nas várias dinâmicas e, principalmente os mais novos, ficaram entusiasmados para continuar em casa a programar jogos relacionados com a proteção da natureza.

Alunas do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia apresentaram o melhor jogo digital

Nos dias 20 a 22 de abril de 2022, 4 alunas, Carolina Malhão, Lia Bordalo, Leonor Barros e Mariana Sá, da turma A do 11.ºano do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, acompanhadas por duas professoras, Célia Costa e Célia Bento, deslocaram-se a Baza (Espanha) e participaram na 4.ª Atividade de Aprendizagem, Ensino e Formação, tendo como principal objetivo apresentar o melhor jogo digital criado, cujo tema é a espécie invasora, Lagostim de pata vermelha (Procambarus clarkii).

Na escola IES Pedro Jiménez Montoya os alunos dos diferentes países apresentaram os melhores jogos criados ao longo deste ano letivo, abordando os problemas ambientais da sua região. Todas as equipas jogaram os jogos criados por cada escola.

Das muitas atividades incluídas na agenda, destacamos a visita à zona histórica de Baza, atividades de exploração da natureza na Serra de Baza, passeio de caiaque no lago Negratin, uma visita a Granada, Alhambra e aos jardins de Generalife. Conhecer mais sobre a cultura e tradições destes lugares foi maravilhoso e um privilégio.

 Foi um intercâmbio cultural marcado pela diversão, partilha e aprendizagem.

A Escola Secundária Emídio Garcia continua a desenvolver, ao longo do ano letivo 2021/2022, o projeto ERASMUS + “Gamers4Nature – Reconectar com a Natureza Através da Criação de Jogos Digitais” em parceria com: a Universidade de Aveiro, a associação Bioliving e as escolas: Péter András Gimnázium és Kollégium – Hungria, IES Pedro Jiménez Montoya (Baza) – Espanha e Sancta Maria College – Irlanda, sob a coordenação das professoras Paula Minhoto, Célia Costa e Carla Martins.

Com este projeto pretende-se reunir diferentes intervenientes (professores do ensino secundário e superior, estudantes e ONG ambientais) para identificar ameaças ambientais locais, para desenvolver recursos educativos e jogos digitais capazes de transmitir informações sobre a importância de preservar a biodiversidade local e de adotar um comportamento pró-ambiental. Bem como o desenvolvimento de abordagens inovadoras à educação ambiental, através da implementação de ações que combinem a ligação física e digital à natureza.

O projeto desenvolver-se-á até ao final do ano letivo e implicará para além das atividades locais com diversas turmas, como saídas de campo, mobilidade de alguns alunos à Universidade de Aveiro e à escola IES Pedro Jiménez Montoya (Baza) – Espanha.

Projeto Erasmus Gamers4Nature: Os alunos da Escola Secundária Emídio Garcia e parceiros restabelecem ligação com a Natureza através do Digital.

O projeto Erasmus Gamers4Nature iniciou as atividades em setembro, 2021, tendo como parceiros a Universidade de Aveiro, a Associação Bioliving e quatro escolas secundárias de diferentes países: Péter András Gimnázium és Kollégium, Hungria; IES Pedro Jiménez Montoya, Espanha; Sancta Maria College, Irlanda   e ES Emídio Garcia, Portugal. Através do trabalho articulado e colaborativo de diferentes atores (professores do ensino superior e secundário, alunos e ONG ambientais), este projeto visa identificar ameaças ambientais nas regiões dos parceiros do projeto.

Com o desenvolvimento de recursos educativos e de jogos digitais, para além da capacitação digital, pretende-se que os alunos adquiram, igualmente, competências na comunicação e sensibilização relativamente à importância de preservar a biodiversidade local, promovendo a adoção de um comportamento pró-ambiental. Assim, este projeto proporciona aos alunos participantes a oportunidade de desenvolverem abordagens à educação ambiental inovadoras, através da implementação de ações que combinem a ligação física e digital à Natureza.

Na semana de 25 a 29 de outubro de 2021, seis alunos da turma A do 11.º ano da Escola Secundária Emídio Garcia, acompanhados por dois professores, deslocaram-se à Universidade de Aveiro e participaram na 3.ª Atividade de Aprendizagem, Ensino e Formação, tendo como principal objetivo aprender a criar jogos digitais sobre plantas invasoras, nomeadamente, a erva-das-pampas (Cortaderia selloana).

Quanto às inúmeras atividades culturais incluídas na agenda, destacamos a visitas às Salinas, o passeio pela Praia da Barra, o percurso de bicicleta no BioRia para conhecer a biodiversidade e cultura local, nomeadamente as plantas invasoras, e a visita à Fábrica de Ciência Viva de Aveiro.

Foi um intercâmbio cultural marcado pela diversão, partilha e aprendizagem.