Os Alunos do 12.º A, inscritos na Disciplina de Desenho A, do Curso de Artes Visuais, orientados pelo professor Manuel Trovisco, apresentaram a proposta de um novo logótipo para o Agrupamento de Escolas Emídio Garcia. Para chegar ao resultado final, os nossos tiveram em conta os seguintes objetivos:

1- Estimular o surgimento de uma ideia com potencial para essa nova imagem do Agrupamento.
Em sessão de Brainstorming Livre, anotar algumas palavras e ideias em resposta ao desafio solicitado:
O que deve transmitir o Logótipo/Identidade do AEEG?
– Educação e formação; – Conhecimento;- Humanismo; – Cidadania; – Rigor – Convívio e Amizade
– Níveis de Ensino; – Qualidade do ensino; Competência; Agrupamento Modelo
– Salvaguardar a história do Agrupamento (a considerar – fundação do liceu em 1853 e a sua importância para o distrito).
Orientações no desenvolvimento do trabalho:
– É essencial que a identidade/imagem do Agrupamento evidencie a globalidade e coerência entre os sete estabelecimentos de ensino com o propósito comum que é – o sucesso educativo.
– A solução gráfica do logótipo para o Agrupamento deve traduzir a compreensão das aspirações e valores anteriormente debatidos e enunciados (Grupo da Imagem do Agrupamento e turma do Curso de Artes Visuais do 12º ano). Neste sentido, a solução gráfica deve ser simples, singular e direta.
Atendendo à complexidade deste trabalho e depois de vários estudos, foi selecionado um logótipo:

Foram abandonadas algumas propostas por se tornarem de complexa leitura, ambiguidade no lettering aplicado e a existência de elementos gráficos estereotipados (castelo…).

2- O logo selecionado é composto por uma parte figurativa e uma parte tipográfica cuja importância visual de cada uma delas se pretende equilibrada, de fácil memorização e visualmente agradável.

Considerando de especial relevância a história da escola sede, o ” Liceu de Bragança”, foi objeto de análise a fachada do edifício antes e depois da requalificação do mesmo. Nessa procura, um dos elementos da antiga fachada, as duas esferas de granito existentes na entrada principal, mereceram especial atenção uma vez tratar-se de uma forma “pura” e de nos remeter para a ideia de globo, mundo, global, ventre materno (escola como segunda casa), afetividade… Da definição de esfera salientamos: corpo que é delimitado por uma superfície curva cujos pontos são equidistantes do centro. Em sentido conotativo, podemos dizer que todas as escolas do agrupamento estão equidistantes entre si (sentido de igualdade).

3- No desenvolvimento gráfico do logótipo para agrupamento de escolas, pareceu-nos importante e fundamental uma alusão à comunidade escolar, às pessoas, à figura humana. Sabendo que o poder do símbolo está na sua simplicidade e graça, a representação da figura humana foi geometrizada e simplificada, desenvolvimento inspirado nas esferas já referidas e nos blocos de granito que as sustentam (base robusta – papel da escola na formação dos jovens). A opção por dois elementos de “Figura Humana”, com tamanhos diferentes, deve remeter para os vários níveis de ensino do Agrupamento e graficamente conferem ritmo à composição.

Justificação do tipo de letra aplicado – ”Arial”:

– a clareza e legibilidade por parte de todos os recetores;

 

– a facilidade de encontrar este tipo de letra nos sistemas informáticos (fonte);

 

– obtenção de bons resultados em sistemas de impressão e suportes quer em grandes ou pequenos formatos (corpo de letra).

 

– A conjugação entre corpo de letra “bold” e “light” (regra dos contrastes) foi considerada para a situação de individualização do logótipo pelos vários estabelecimentos do agrupamento.

 

Ex:

 

Relativamente à cor, atendendo ao vigor dos elementos gráficos do logo, julgamos importante atribuir cores diferentes para cada nível de ensino/ estabelecimento, acrescentando a designação de cada estabelecimento para além de – Agrupamento de Escolas Emídio Garcia. Pretende-se, desta forma, que a imagem do agrupamento possa ser, quando necessário, individualizada (identidade própria de cada estabelecimento). Devem ser excluídas as cores com relações políticas.

No domínio de autonomia curricular (DAC), na disciplina de Oficina Multimédia B, em articulação com a Disciplina de Desenho A, os alunos do 

12.º E,  no ano letivo 2023-2024, fizeram a animação do Logótipo do Agrupamento.