O patrono desta Escola, Manuel Emídio Garcia, foi uma figura proeminente da cultura e da política Nacional, na segunda metade na segunda metade do século XIX.
Nasceu em Bragança em 1838, a 6 de outubro. Aqui fez os seus estudos preparatórios, orientado pelo pai, Leonardo Manuel Garcia.
Matriculou-se em Coimbra em 1856, onde defendeu a tese e recebeu o grau de direito, em 1962. Atingiu a cátedra em 1871.
Assumiu o positivismo comtiano, como teoria fundamental de suporte, contribuindo para uma ampla renovação da doutrina e da prática de direito, através da atividade docente e da publicação de trabalhos científicos.
Embora tenha escrito principalmente sobre direito, também produziu ensaios de carácter historiográfico, nomeadamente sobre a revolução de 1820 e sobre a obra do Marquês de Pombal.
Reivindicava-se ateu e mostrava-se inclinado para tudo quanto pudesse significar espírito inovador, o que o levou a desenvolver intensa atividade e polemista.
Próximo do Republicanismo, fundou o primeiro jornal republicano de Coimbra, em 1870: o semanário ´´O Trabalho“. Colaborou em várias publicações periódicas.
O seu republicanismo veio a ser homenageado pelos bragançanos que deram o seu nome ao liceu, em 1910 e ao Centro Republicano, fundado em 1911, Atual Clube de Bragança.
Faleceu em Lisboa, a 15 de outubro de 1904.