Projeto Erasmus Gamers4Nature: Os alunos da Escola Secundária Emídio Garcia e parceiros restabelecem ligação com a Natureza através do Digital.
O projeto Erasmus Gamers4Nature iniciou as atividades em setembro, 2021, tendo como parceiros a Universidade de Aveiro, a Associação Bioliving e quatro escolas secundárias de diferentes países: Péter András Gimnázium és Kollégium, Hungria; IES Pedro Jiménez Montoya, Espanha; Sancta Maria College, Irlanda e ES Emídio Garcia, Portugal. Através do trabalho articulado e colaborativo de diferentes atores (professores do ensino superior e secundário, alunos e ONG ambientais), este projeto visa identificar ameaças ambientais nas regiões dos parceiros do projeto.
Com o desenvolvimento de recursos educativos e de jogos digitais, para além da capacitação digital, pretende-se que os alunos adquiram, igualmente, competências na comunicação e sensibilização relativamente à importância de preservar a biodiversidade local, promovendo a adoção de um comportamento pró-ambiental. Assim, este projeto proporciona aos alunos participantes a oportunidade de desenvolverem abordagens à educação ambiental inovadoras, através da implementação de ações que combinem a ligação física e digital à Natureza.
Na semana de 25 a 29 de outubro de 2021, seis alunos da turma A do 11.º ano da Escola Secundária Emídio Garcia, acompanhados por dois professores, deslocaram-se à Universidade de Aveiro e participaram na 3.ª Atividade de Aprendizagem, Ensino e Formação, tendo como principal objetivo aprender a criar jogos digitais sobre plantas invasoras, nomeadamente, a erva-das-pampas (Cortaderia selloana).
Quanto às inúmeras atividades culturais incluídas na agenda, destacamos a visitas às Salinas, o passeio pela Praia da Barra, o percurso de bicicleta no BioRia para conhecer a biodiversidade e cultura local, nomeadamente as plantas invasoras, e a visita à Fábrica de Ciência Viva de Aveiro.
Foi um intercâmbio cultural marcado pela diversão, partilha e aprendizagem.