^Voltar ao Topo
Informação para Contato
Telefone: 273331192
e-mail:aeemidiogarcia@gmail.com

Agrupamento Escolas Emídio Garcia

BONS MOMENTOS PEDEM UMA BOA ESCOLA

  • 1 Escola sede de Agrupamento

    A Escola Secundária de Emídio Garcia, sucedeu ao liceu de Bragança, que passou por designações várias, desde a sua fundação em 1853 (Liceu Nacional de Bragança…). Vocacionada para proporcionar a formação pré universitária a alunos de todo o distrito, conheceu períodos de grande fulgor académico e cultural. Designada Escola Secundária, desde que foram instituídos os cursos unificados…
    Ler Mais...
  • 2 Escola Sede Emídio Garcia

    Vista da entrada
    Ler Mais...
  • 3 Escola Paulo Quintela

    A Escola Paulo Quintela situa-se num dos pontos mais altos da cidade de Bragança, entre a Avenida General Humberto Delgado e a Rua Bragança Paulista. A escola iniciou a sua atividade no ano letivo de 1983/1984, como Escola Preparatória, lecionando apenas os quintos e sextos anos de escolaridade. Só em 1991/1992 foi alargada ao sétimo ano e, no dia 1 de Setembro de 1997, passou a EB2,3 estendendo a sua atividade letiva ao nono ano.
    Ler Mais...
  • 4 Corredor de entrada da Escola Emídio Garcia

    O patrono do Agrupamento, Manuel Emídio Garcia, foi uma figura proeminente da cultura e da política Nacional, na segunda metade na segunda metade do século XIX. Nasceu em Bragança em 1838, a 6 de Outubro. Aqui fez os seus estudos preparatórios, orientado pelo pai, Leonardo Manuel Garcia...
    Ler Mais...
  • 5 EB 2 Paulo Quintela

    Paulo Quintela, de seu nome completo Paulo Manuel Pires Quintela, nasceu em Bragança, freguesia da Sé, em 24 de Dezembro de 1905 e faleceu em Coimbra em 9 de Março de 1987. Filho de pai pedreiro e mãe padeira, oitavo de dez irmãos, a sua vida não foi fácil. Bem jovem, ainda estudante, revelou a sua tendência para a docência, dando “lições particulares” aos colegas com dificuldades e ajudando a sua cunhada nesta tarefa, fazia-o não só por vocação mas também para ganhar algum dinheiro com que custear as despesas dos estudos...
    Ler Mais...
bec42ea7
2018-2019 é um ano em grande para o eTwinning no Agrupamento de Escolas Emídio Garcia.
Depois de mais uma vez termos conquistado o Selo Nacional e o Selo Europeu de Qualidade com o projeto R.E.A.C.H. (Reinterpreting, Empowering and Accepting our Cultural Heritage), este ano letivo são mais de uma centena os alunos que participam no projeto WordsWise. Este projeto, que integra alunos desde o pré-escolar ao Ensino Secundário visa desenvolver nos alunos o gosto pela leitura e escrita, a criatividade e o espírito crítico, o conhecimento de autores portugueses e estrangeiros bem como uma maior autoconfiança e capacidade de interagir com os outros através da palavra, seja ele na sua própria língua seja numa língua estrangeira.
De realçar que um grande número destes alunos participa em projetos eTwinning desde 2015, tendo sempre obtido reconhecimento nacional e europeu pelo seu trabalho.

ebook final do projeto

 

 

 

 

 

Ao longo dos segundo e terceiro períodos os alunos das turmas A e E de 7º ano não tiveram mãos a medir. No âmbito da disciplina de Inglês estiveram envolvidos num projeto eTwinning no qual também participaram a Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco no Funchal, Madeira, a IX. gimnazija, Zagreb, Croácia e a Zespół Szkół Ogólnokształcących Nr 1 STO, em Varsóvia, Polónia.

Este projeto tinha como principais objetivos uma chamada de atenção para a importância da cor na constituição de uma identidade pessoal, nacional e cultural e para as semelhanças e diferenças que a cor assume em diferentes regiões, assim como o desenvolvimento de competências digitais e comunicativas, o desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico.

  Projeto True Colours: balanço final

 
Depois do êxito que foi a primeira incursão desta escola no projeto eTwinning eis-nos de regresso com novos alunos e um novo projeto. Desta vez cabe aos alunos das turmas A e E do 7º ano levar a cabo uma série de tarefas motivadoras no âmbito do projeto "True Colours" e da disciplina de Inglês.
Os objetivos do projeto são, em traços gerais:
  • motivar os alunos para a aprendizagem de uma língua estrangeira e levá-los a utilizá-la em contextos reais;
  • promover uma educação intercultural expondo os alunos a outras realidades e culturas;
  • promover a criatividade, o pensamento crítico e a capacidade de resolver problemas;
  • estimular o trabalho colaborativo não só no contexto turma, mas também com alunos de outros países;
  • desenvolver as competências digitais dos alunos e alertá-los para questões éticas, legais e de segurança pessoal que fazem parte do seu trabalho e presença online.

As atividades realizadas até ao momento têm revelado grande interesse e empenho por parte dos alunos e podem já ser acompanhadas no Twinspace do projeto em https://twinspace.etwinning.net/17211/pages/page/95064.

16-03-2016

COPYRIGT Agrupamento Escolas Emídio Garcia FREE JOOMLA TEMPLATES