^Voltar ao Topo
Informação para Contato
Telefone: 273331192
e-mail:aeemidiogarcia@gmail.com

Agrupamento Escolas Emídio Garcia

BONS MOMENTOS PEDEM UMA BOA ESCOLA

  • 1 Escola sede de Agrupamento

    A Escola Secundária de Emídio Garcia, sucedeu ao liceu de Bragança, que passou por designações várias, desde a sua fundação em 1853 (Liceu Nacional de Bragança…). Vocacionada para proporcionar a formação pré universitária a alunos de todo o distrito, conheceu períodos de grande fulgor académico e cultural. Designada Escola Secundária, desde que foram instituídos os cursos unificados…
    Ler Mais...
  • 2 Escola Sede Emídio Garcia

    Vista da entrada
    Ler Mais...
  • 3 Escola Paulo Quintela

    A Escola Paulo Quintela situa-se num dos pontos mais altos da cidade de Bragança, entre a Avenida General Humberto Delgado e a Rua Bragança Paulista. A escola iniciou a sua atividade no ano letivo de 1983/1984, como Escola Preparatória, lecionando apenas os quintos e sextos anos de escolaridade. Só em 1991/1992 foi alargada ao sétimo ano e, no dia 1 de Setembro de 1997, passou a EB2,3 estendendo a sua atividade letiva ao nono ano.
    Ler Mais...
  • 4 Corredor de entrada da Escola Emídio Garcia

    O patrono do Agrupamento, Manuel Emídio Garcia, foi uma figura proeminente da cultura e da política Nacional, na segunda metade na segunda metade do século XIX. Nasceu em Bragança em 1838, a 6 de Outubro. Aqui fez os seus estudos preparatórios, orientado pelo pai, Leonardo Manuel Garcia...
    Ler Mais...
  • 5 EB 2 Paulo Quintela

    Paulo Quintela, de seu nome completo Paulo Manuel Pires Quintela, nasceu em Bragança, freguesia da Sé, em 24 de Dezembro de 1905 e faleceu em Coimbra em 9 de Março de 1987. Filho de pai pedreiro e mãe padeira, oitavo de dez irmãos, a sua vida não foi fácil. Bem jovem, ainda estudante, revelou a sua tendência para a docência, dando “lições particulares” aos colegas com dificuldades e ajudando a sua cunhada nesta tarefa, fazia-o não só por vocação mas também para ganhar algum dinheiro com que custear as despesas dos estudos...
    Ler Mais...

ebook final do projeto

 

 

 

 

 

Ao longo dos segundo e terceiro períodos os alunos das turmas A e E de 7º ano não tiveram mãos a medir. No âmbito da disciplina de Inglês estiveram envolvidos num projeto eTwinning no qual também participaram a Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco no Funchal, Madeira, a IX. gimnazija, Zagreb, Croácia e a Zespół Szkół Ogólnokształcących Nr 1 STO, em Varsóvia, Polónia.

Este projeto tinha como principais objetivos uma chamada de atenção para a importância da cor na constituição de uma identidade pessoal, nacional e cultural e para as semelhanças e diferenças que a cor assume em diferentes regiões, assim como o desenvolvimento de competências digitais e comunicativas, o desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico.

 

Ao levarem a cabo todas as atividades planificadas os alunos tiveram, ainda, oportunidade de conhecer outros jovens e desenvolver os seus conhecimentos da língua inglesa, de contatar com o mundo da arte e desenvolver um conjunto de atividades culturalmente enriquecedoras.

A atividade inicial visava o conhecimento de todos os intervenientes no projeto e tal foi conseguido através de apresentações individuais em suporte digital sob o lema “Se eu fosse uma cor, eu seria…” Esta atividade foi complementada com um Padlet onde os alunos falavam sobre as suas expetativas relativamente ao projeto e um concurso de “Colour selfies”.

A segunda atividade pretendia aprofundar o conhecimento e discutir o significado das cores nos diferentes países. Foi elaborado um inquérito e foram feitas vinte entrevistas em cada país em suporte áudio ou vídeo, após as quais se procedeu ao tratamento de dados por país e se elaborou uma apresentação comparativa dos resultados nos três países.

A terceira atividade – “Colour Masters” – teve uma adesão entusiástica por parte dos alunos, uma vez que cada aluno podia escolher entre diferentes tipos de trabalho e colaborar com diferentes grupos. Houve alunos que se dedicaram à escrita, reescrita, completamento, etc. de textos; outros ao vídeo, criando guiões e fazendo o role play de textos próprios ou de textos enviados por alunos de outros países; alguns grupos levaram a cabo experiências relacionadas com a cor, filmando e legendando os vídeos; outros criaram jogos subordinados ao tema, recriaram obras de arte famosas, ilustraram trabalhos de alunos de outros países, interpretaram canções e poemas sobre a cor e, através de todas estas atividades, criaram uma dinâmica colaborativa que excedeu em larga medida as nossas expetativas.

Para além das atividades inicialmente inseridas na planificação houve ainda tempo para uma palestra sobre a cor com a colaboração do professor Manuel Trovisco, palestra esta que foi transmitida via Skype para os alunos da Madeira e uma visita ao Centro de Arte Contemporânea Graça Morais onde o seu Diretor, Jorge Costa, conversou com os alunos sobre “A cor na obra de Graça Morais”.

De tudo quanto foi feito se dá conta no Twinspace do projeto e através do Ebook publicado em https://issuu.com/alexgfrancisco/docs/true_colours_2015_16 .

A colaboração foi, também, uma realidade entre as professoras envolvidas com sistemáticas trocas de impressões nos chats online e várias reuniões via Skype, o que permitiu que o trabalho se desenvolvesse sem qualquer contratempo.

Somos de opinião que este projeto que agora se conclui não termina, efetivamente, aqui, uma vez que deixa frutos, hábitos de trabalho, de colaboração e interação, bem como novas competências que serão de grande utilidade noutras situações ao longo da vida escolar e pessoal de todos os envolvidos.

O projeto será candidato ao Selo Nacional de Qualidade, mas, mais do que qualquer prémio que possamos obter, interessa o quão enriquecedor ele foi para todos nós.

Um grande obrigada a todos os alunos e a todos quantos connosco colaboraram.

Luísa Lima

 

Links para o projeto:

a
b
d
e
f
g
h
i
j
k
l
m
n
o
p
q
r
s
t
u
v
w
x
z
za
01/25 
start stop bwd fwd

COPYRIGT Agrupamento Escolas Emídio Garcia FREE JOOMLA TEMPLATES