^Voltar ao Topo
Informação para Contato
Telefone: 273331192
e-mail:aeemidiogarcia@gmail.com

Agrupamento Escolas Emídio Garcia

BONS MOMENTOS PEDEM UMA BOA ESCOLA

  • 1 Escola sede de Agrupamento

    A Escola Secundária de Emídio Garcia, sucedeu ao liceu de Bragança, que passou por designações várias, desde a sua fundação em 1853 (Liceu Nacional de Bragança…). Vocacionada para proporcionar a formação pré universitária a alunos de todo o distrito, conheceu períodos de grande fulgor académico e cultural. Designada Escola Secundária, desde que foram instituídos os cursos unificados…
    Ler Mais...
  • 2 Escola Sede Emídio Garcia

    Vista da entrada
    Ler Mais...
  • 3 Escola Paulo Quintela

    A Escola Paulo Quintela situa-se num dos pontos mais altos da cidade de Bragança, entre a Avenida General Humberto Delgado e a Rua Bragança Paulista. A escola iniciou a sua atividade no ano letivo de 1983/1984, como Escola Preparatória, lecionando apenas os quintos e sextos anos de escolaridade. Só em 1991/1992 foi alargada ao sétimo ano e, no dia 1 de Setembro de 1997, passou a EB2,3 estendendo a sua atividade letiva ao nono ano.
    Ler Mais...
  • 4 Corredor de entrada da Escola Emídio Garcia

    O patrono do Agrupamento, Manuel Emídio Garcia, foi uma figura proeminente da cultura e da política Nacional, na segunda metade na segunda metade do século XIX. Nasceu em Bragança em 1838, a 6 de Outubro. Aqui fez os seus estudos preparatórios, orientado pelo pai, Leonardo Manuel Garcia...
    Ler Mais...
  • 5 EB 2 Paulo Quintela

    Paulo Quintela, de seu nome completo Paulo Manuel Pires Quintela, nasceu em Bragança, freguesia da Sé, em 24 de Dezembro de 1905 e faleceu em Coimbra em 9 de Março de 1987. Filho de pai pedreiro e mãe padeira, oitavo de dez irmãos, a sua vida não foi fácil. Bem jovem, ainda estudante, revelou a sua tendência para a docência, dando “lições particulares” aos colegas com dificuldades e ajudando a sua cunhada nesta tarefa, fazia-o não só por vocação mas também para ganhar algum dinheiro com que custear as despesas dos estudos...
    Ler Mais...

A origem da nossa Biblioteca Escolar entrelaça-se na história da Escola Secundária Emídio Garcia e do antigo Liceu Nacional de Bragança. Muitos foram aqueles que desde 1862 (ano em que foi criada a biblioteca clássica) se envolveram neste projeto, imprimindo-lhe uma dinâmica própria, numa lógica de atenção às necessidades de toda a comunidade educativa, num esforço de atualização, renovação dos serviços e da coleção e, ainda, num constante apoio às atividades curriculares, extracurriculares e de ocupação dos tempos livres.

Integrada, em 2001, no programa RBE, a Biblioteca da ESEG apostou claramente num trabalho dedicado à leitura e literacias, apoiando de forma ativa e sistemática o percurso formativo e curricular dos alunos.

Após as obras de requalificação da escola no âmbito do Parque Escolar (2011-2012), a biblioteca ficou instalada no Bloco A, do 1.º andar, permitindo uma mudança do equipamento, do mobiliário (que integra, também, armários restaurados da antiga biblioteca) e de alguma renovação do fundo documental, adequado às necessidades, cada vez mais exigentes, da sociedade atual. A equipa da BE ajustou à nova realidade as suas metas, contribuindo para a consecução do Projeto Educativo do Agrupamento.

Professora Bibliotecária: Maria do Céu Santos Afonso

Horário: Segunda-feira a sexta-feira das – 8:15 às 17:00

Morada: Rua Eng. Adelino Amaro da Costa 5300-146 Bragança

Telefone: 273 331 192

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Esta biblioteca tal como a conhecemos hoje, existe desde Setembro de 2003, data em que se deu a sua integração na Rede de Bibliotecas Escolares e em que passou a funcionar num novo espaço criado de raiz. No dia 19 de Dezembro de 2008, no âmbito da celebração dos 25 anos da Escola, foi decidido convidar o filólogo e escritor Álvaro Gomes para ser o patrono da Biblioteca.

A Biblioteca foi-se tornando, ao longo do tempo, num espaço cada vez mais procurado por toda a comunidade escolar, assumindo-se como um importante contributo para a mudança educacional, pela promoção da colaboração com os docentes e pela utilização de diferentes recursos informativos, que visam preparar os alunos para a era da informação. Com essa finalidade, o trabalho desenvolvido pela equipa da BE norteia-se pela concretização de atividades e projetos abrangentes. 

Estamos conscientes de que ainda há muito por fazer, mas estamos igualmente confiantes que, com o tempo e a participação de todos, podemos tornar a biblioteca num espaço cada vez melhor.

Professora Bibliotecária: Anabela Afonso Rodrigues

Horário: Segunda- feira a sexta-feira das – 8:30 às 17:00

Morada: Rua Bragança Paulista 5300-167 Bragança

Telefone: 273 331 157

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

A biblioteca da Escola Básica da Sé, integrada na RBE, iniciou as suas atividades em 2010/2011, ano de inauguração da escola a que pertence.

A biblioteca escolar promove nos utilizadores a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação, proporcionando-lhes as ferramentas fundamentais para terem sucesso na sociedade da informação e do conhecimento.

Professora Responsável: Maria de Fátima Correia

Horário: Segunda- feira a sexta-feira das – 9.00às 17:30

Morada:Rua Bragança Paulista 5300-167 Bragança

Telefone: 273 332 352

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 A biblioteca da Escola do Campo Redondo começou as suas atividades no ano de 2001 abrangida pelo programa RBE. Foi remodelada no ano letivo de 2011/2012 (mobiliário e reforço documental) com o apoio da RBE.

É constituída por um conjunto de recursos físicos, humanos e documentais organizados de modo a oferecerem serviços e recursos que permitam, a todos os membros da comunidade escolar, serem utilizadores competentes da informação e tornarem-se pensadores críticos.

 

Professora Responsável: Maria de Fátima Correia

Horário: Segunda- feira a sexta- feira das – 9.00 às 17:30

Morada: Avenida Abade de Baçal 5300-068 Bragança

Telefone: 273 327 087

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

COPYRIGT Agrupamento Escolas Emídio Garcia FREE JOOMLA TEMPLATES