No dia 21 de novembro vamos investigar pegadas e identificar a quem pertencem.
Uma atividade promovida pelo Clube de Ciência Viva Emídio Garcia, dirigida aos alunos de quarto ano da Escola Básica da Sé.
Os Clubes Ciência Viva funcionam nas escolas como espaços abertos de contacto com a ciência e a tecnologia, para a educação e para o acesso generalizado dos alunos a práticas científicas, promovendo o ensino experimental das ciências. Resultam de parcerias sólidas com Universidades, Centros de Investigação, Museus e Centros de Ciência, Empresas, Associações e ONG´S que fomentam a interdisciplinaridade e a abertura das escolas à comunidade. O projeto EGsciencie4all apresenta mais-valias que integram as dimensões pedagógica, organizacional e técnica. Em termos pedagógicos prevê o incentivo e a valorização da componente laboratorial/ experimental/ prática no ensino das ciências. Neste âmbito, promove metodologias centradas no processo de construção de conhecimento do aluno, em atividades que exploram a sua criatividade e a sua curiosidade. Em termos organizacionais, o projeto EGsciencie4all potência dinâmicas colaborativas entre professores de ciclos diferentes e de escolas diferentes, para além de otimizar a alocação de recursos humanos a um projeto que integra os objetivos do projeto educativo do agrupamento e da escola que queremos continuar a inovar. Em termos técnicos, sendo um projeto financiado, a mais-valia do EGscience4all coloca-se na possibilidade de adquirir materiais/ equipamentos e de financiamento de workshops/ ações de comemoração ou de divulgação, sem os quais não seria possível a realização das atividades.
A 1.ª Semana da Astronomia foi uma iniciativa do Clube de Ciência Viva do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia. Decorreu na semana de 5 a 8 de abril e contou com a participação de alunos de 7.º ano e dos seus professores de Física e Química, que puderam expor os seus trabalhos no âmbito do tema “Exploração Espacial”