Workshop "Pegadas... a quem pertencem?"

No dia 21 de novembro vamos investigar pegadas e identificar a quem pertencem.

Uma atividade promovida pelo Clube de Ciência Viva Emídio Garcia, dirigida aos alunos de quarto ano da Escola Básica da Sé.

Clube de Ciência Viva na Emídio Garcia – EG4@LL

Os Clubes Ciência Viva funcionam nas escolas como espaços abertos de contacto com a ciência e a tecnologia, para a educação e para o acesso generalizado dos alunos a práticas científicas, promovendo o ensino experimental das ciências. Resultam de parcerias sólidas com Universidades, Centros de Investigação, Museus e Centros de Ciência, Empresas, Associações e ONG´S que fomentam a interdisciplinaridade e a abertura das escolas à comunidade. O projeto EGsciencie4all apresenta mais-valias que integram as dimensões pedagógica, organizacional e técnica. Em termos pedagógicos prevê o incentivo e a valorização da componente laboratorial/ experimental/ prática no ensino das ciências. Neste âmbito, promove metodologias centradas no processo de construção de conhecimento do aluno, em atividades que exploram a sua criatividade e a sua curiosidade. Em termos organizacionais, o projeto EGsciencie4all potência dinâmicas colaborativas entre professores de ciclos diferentes e de escolas diferentes, para além de otimizar a alocação de recursos humanos a um projeto que integra os objetivos do projeto educativo do agrupamento e da escola que queremos continuar a inovar. Em termos técnicos, sendo um projeto financiado, a mais-valia do EGscience4all coloca-se na possibilidade de adquirir materiais/ equipamentos e de financiamento de workshops/ ações de comemoração ou de divulgação, sem os quais não seria possível a realização das atividades.

SEMANA DA ASTRONOMIA

A 1.ª Semana da Astronomia foi uma iniciativa do Clube de Ciência Viva do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia. Decorreu na semana de 5 a 8 de abril e contou com a participação de alunos de 7.º ano e dos seus professores de Física e Química, que puderam expor os seus trabalhos no âmbito do tema “Exploração Espacial”