No passado dia 16 de novembro, o Agrupamento de Escolas Emídio Garcia promoveu workshops para os alunos de 3. º ciclo, atividades integradas no plano do Clube de Ciência Viva na Escola Science4ALL.
Mais de 180 alunos subiram ao Palco da Ciência para realizar os workshops de impressões digitais, caviar de menta, ácido ou alcalino e pilha de batata, uma forte aposta na ciência e nas suas aplicações.
O Clube de Ciência Viva na Escola pertence à Rede de Clubes de Ciência Viva e conta com o apoio da Direção Geral de Educação,
No passado dia 7 de novembro, o Agrupamento de Escolas Emídio Garcia recebeu o projeto “Segue a tua natureza”.
Cerca de 80 alunos do ensino secundário foram convocados a desenvolver ações de divulgação e de proteção do património ecológico da nossa região.
O Clube de Ciência Viva na Escola apoia as iniciativas que visam promover a sustentabilidade do nosso planeta e o gosto pela naturez
No dia 29 de maio reclicamos papel e fizemos bombas de sementes com as turmas de 4.º ano do Campo Redondo e da Escola das Beatas.
Uma atividade promovida pelo Clube de Ciência Viva Emídio Garcia e pela Biólogas Mónica Mendes e Celestina Henriques.
Os alunos tiveram assim oportunidade de fazer os seu próprio papel reciclado e bombas sementes, uma aposta em ações promotoras da sustentabilidade ambiental.
O Clube Ciência Viva Science4ALL promovou uma exposição de trabalhos, na escola sede, assinalando o aniversário da morte de Alfred Nobel, a 10 de dezembro de 1833.
O desafio foi lançado aos alunos do 11.º ano, que elaboraram posters científicos sobre os distinguidos com os Prémios Nobel e os respetivos contributos nas áreas da Química, Física, Medicina, Literatura, Economia e na luta em prol da Paz.
A literacia científica e a comunicação neste formato são focos nesta iniciativa.
Alfred Nobel foi um químico e industrial que, tendo enriquecido com a produção e venda de explosivos, deixou orientações para que o seu dinheiro e bens fossem aplicados em investimentos seguros e os respetivos rendimentos distribuídos anualmente às pessoas que mais benefícios houvessem prestado nas diversas áreas. O Prémio Nobel atribui uma medalha de ouro, um certificado e uma soma variável em dinheiro, a cada um dos seus ganhadores.
O Clube Ciência Viva Emídio Garcia destaca o espírito inventor e o químico notável que se questionou sobre as consequências para a Humanidade de ter inventado a dinamite.
No dia 24 de novembro comemoramos o Dia Mundial da Ciência
Uma atividade promovida pelo Clube de Ciência Viva Emídio Garcia em parceria como CeDRI – IPB.
As atividades envolveram mais de 200 alunos da Escola Secundária Emídio Garcia e versram a realidade virtual, a robótica e constrolo de sistemas.
No dia 21 de novembro vamos investigar pegadas e identificar a quem pertencem.
Uma atividade promovida pelo Clube de Ciência Viva Emídio Garcia, dirigida aos alunos de quarto ano da Escola Básica da Sé.
A 1.ª Semana da Astronomia foi uma iniciativa do Clube de Ciência Viva do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia. Decorreu na semana de 5 a 8 de abril e contou com a participação de alunos de 7.º ano e dos seus professores de Física e Química, que puderam expor os seus trabalhos no âmbito do tema “Exploração Espacial”
Os Clubes Ciência Viva funcionam nas escolas como espaços abertos de contacto com a ciência e a tecnologia, para a educação e para o acesso generalizado dos alunos a práticas científicas, promovendo o ensino experimental das ciências. Resultam de parcerias sólidas com Universidades, Centros de Investigação, Museus e Centros de Ciência, Empresas, Associações e ONG´S que fomentam a interdisciplinaridade e a abertura das escolas à comunidade.
O projeto EGsciencie4all apresenta mais-valias que integram as dimensões pedagógica, organizacional e técnica.\nEm termos pedagógicos prevê o incentivo e a valorização da componente laboratorial/ experimental/ prática no ensino das ciências.
Neste âmbito, promove metodologias centradas no processo de construção de conhecimento do aluno, em atividades que exploram a sua criatividade e a sua curiosidade.\nEm termos organizacionais, o projeto EGsciencie4all potência dinâmicas colaborativas entre professores de ciclos diferentes e de escolas diferentes, para além de otimizar a alocação de recursos humanos a um projeto que integra os objetivos do projeto educativo do agrupamento e da escola que queremos continuar a inovar.
Em termos técnicos, sendo um projeto financiado, a mais-valia do EGscience4all coloca-se na possibilidade de adquirir materiais/ equipamentos e de financiamento de workshops/ ações de comemoração ou de divulgação, sem os quais não seria possível a realização das atividades.